quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Biguatinga

A biguatinga é uma ave pelecaniforme da família Anhingidae. Conhecido também como carará (Amazônia), calmaria (Rio Grande do Sul), peru d'água, mergulhão-serpente, anhinga, arará, meuá, miuá e muiá.


Apresenta um comprimento 88 centímetros, chegando a 120 centímetros de envergadura nas asas e um peso em torno de 1,2 kilogramas.
Ave aquática, lembra o biguá, mas apresenta asas esbranquiçadas (em tupi, “biguatinga” significa “biguá branco”), cauda maior e mais larga, pescoço mais estreito e comprido, além de bico reto, em forma de punhal. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo que a fêmea difere do macho pela cor creme no pescoço, peito e dorso.


Suas penas não são impermeáveis como as dos patos e não segregam óleo que mantenha a água à distância. Em consequência, as penas podem armazenar quantidades de água que provocam a má flutuação do animal. Esta característica é no entanto uma vantagem, visto que permite um mergulho mais eficiente debaixo de água. Tal como os outros membros da família Anhingidae, caça durante mergulhos em que fica totalmente submerso. Quando necessário, seca as penas abrindo as asas ao sol.

Alimenta-se principalmente de peixes, os quais captura em mergulho.


Faz ninho em pequenas colônias sobre as árvores, às vezes em meio às garças. Choca os ovos, que são alongados e de cor branca ou azulada, colocando os pés sobre eles. Geralmente encontrados aos casais na época reprodutiva e em bandos ou misturados aos biguás, em outros períodos.


Habita alagados e beiras de rios e lagos com margens florestadas. Bom nadador, costuma deixar apenas a cabeça e o pescoço fora d'água, parecendo uma cobra. Voa e plana bem, apesar de ter certa dificuldade para levantar vôo a partir da água.


Presente em todo o Brasil. Encontrado também desde o sul dos Estados Unidos até o sul da América do Sul. Realiza migrações locais na Amazônia.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário