domingo, 11 de novembro de 2012


Lagartixa-leopardo

O Eublepharis macularius, conhecido vulgarmente por Lagartixa-leopardo, osga-leopardo, ou geco-leopardo (ou leopard gecko, em inglês) é um réptil pertencente à família  Gekkonidae . Esse réptil, originário do Oriente Médio (Paquistão, Afeganistão e Irã) e da Índia mede aproximadamente 22 centímetros, podendo alcançar os 27 centímetros e alimenta-se de insetos, como baratas , grilos e tenébrios. Apresenta manchas amarelas, roxas, azuis e pretas na pele, fazendo com que cada membro da espécie seja único.


Este lagarto terrestre encontra-se normalmente nas áreas desérticas e montanhosas do Paquistão, oeste da Índia e Afeganistão. Tem entre 1 e 2 ovos por cada postura, acabando por eclodir ao fim de 42 a 84 dias de incubação. Tem um período de vida de até 20 anos.


A lagartixa-leopardo tem esse nome, porque sua coloração selvagem quando adulto é, normalmente creme amarelado com bolas e listras pretas. No entanto, a selecção artificial feita em cativeiro, deu origem a um grande número de variedades e esquemas de cor, distintas dos padrões selvagens. Algumas destas incluem: Amarelo forte, laranja, listrado, sem padrão (sem manchas ou listras), lavanda, granizado (manchas sólidas de preto e branco) e amelanístico (sem pigmentação preta nas marcas).

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário