domingo, 25 de novembro de 2012


Tico-tico-rei-vermelho

O tico-tico-rei é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Conhecido também como galo-do-mato, foguinho, tico-tico-rei-vermelho, vinte-um-pintado, tico-fogo, tico-vermelho, sangue de boi (Rio Grande do Sul), sangrinho(interior de São Paulo) e tico-tico-pimenta.

Medindo cerca de 13,5cm, tem tamanho semelhante ao do pardal, mas com coloração marrom escura na parte superior e vermelha nas partes inferiores e na cabeça, especialmente no macho, que apresenta uma coloração intensa e um topete vermelho com uma faixa negra. Ambos os sexos apresentam uma linha branca circundando os olhos. A coloração das fêmeas não tem tanto brilho e são mais pardacentas.

Tico-tico-rei-vermelho-fêmea

Alimenta-se de sementes, brotos, frutas, insetos. Aprecia os frutos da fruta-de-sabiá ou marianeira (Acnistus arborescens).

Desloca-se pulando no solo ou entre moitas e arbustos onde procura sementes, frutos e insetos para se alimentar.

Atinge a maturidade sexual aos 10 meses. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, geralmente azulados, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. O ninho em forma de tigela é construído em arbustos fechados não muito longe do solo. É feito de gravetos e fibras entrelacadas e forrado com penas e outros materiais macios. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes.

No Mato Grosso, Goiás e oeste de Minas Gerais aproxima-se do tico-tico-rei-cinza (Lanio pileatus) encontrando-se com ele em certos locais e com ele hibridando-se.

Apesar de sua beleza o tico-tico-rei, não é uma ave que costuma chamar muita atenção, principalmente por causa de seu comportamento discreto e solitário. O macho só exibe completamente seu belo topete quando está excitado ou ao cantar.



Vive em bordas de matas secundárias, cerrados, campos, cafezais e pomares, geralmente em locais sombreados, capoeiras ralas e baixas.

O tico-tico-rei é eventualmente capturado e criado como ave de cativeiro. Sua sorte é que seu canto não é tão belo quanto sua plumagem e por isso não é tão valorizado entre os criadores de aves. Mas, ainda persiste uma cultura de caça e aprisionamento em gaiola.


Vivem solitários a maior parte do ano, eventualmente juntando-se a bandos mistos de espécies granívoras (que comem sementes), mas na época da reprodução, que costuma coincidir com os meses quentes do ano, formam casais.

Presente em duas regiões separadas:

1- No leste do Pará e Maranhão; Constitui a subespécie L. cucullatus cucullatus que possui um vermelho de tonalidade mais pálida que as populações mais austrais.

 2- Do Mato Grosso e Goiás ao oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Constitui a subespécie L. cucullatus rubescens que possui um vermelho mais intenso que a forma nominal.

Encontrado localmente também nas Guianas, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina, sendo que a subespécie encontrada no Peru, Bolívia, Paraguai (oeste) e Argentina (norte) é a L. cucullatus fargoi

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário