domingo, 25 de novembro de 2012


Anambé-pompadora

A anambé-pompadora é uma ave Passeriforme da família Cotingidae. Também conhecido como pompadour.


Mede 19 cm. de comprimento. O macho tem uma cor púrpura escura na parte superior, incluindo a cauda, que tem reflexos acastanhados. As asas são brancas e o bico amarelado. A fêmea, menos vistosa, é acastanhada.

Anambé-pompadora-fêmea


Alimenta-se de frutos e insetos em revoada.

Constrói um pequeno ninho côncavo, na bifurcação de um ramo de árvore ou entre gavinhas. Põe um só ovo cinza-esverdeado, já que dificilmente caberia mais do que uma cria num ninho tão pequeno.

Varia de incomum a localmente comum na copa e nas bordas de florestas úmidas e bosques até uma altitude de 1500 metros. Ambos os sexos costumam pousar em ramos expostos na copa, tornando-se bastante evidentes. Juntam-se em pequenos grupos em árvores com frutos e também durante as “cerimônias” de exibição do período reprodutivo. As fêmeas, por sua vez, costumam acompanhar bandos mistos de aves com mais frequência que os seus pares.


Distribuição Geográfica

Ao norte do Rio Amazonas, da bacia do Rio Negro para leste até o Amapá, quanto ao sul, do Rio Juruá para leste até o baixo Rio Madeira e em direção sul até Rondônia e sul do Mato Grosso. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário