sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Cão-selvagem-asiático

A cão-selvagem-asiático (Cuon alpinus) é umas espécie de cachorro selvagem da família de Canidae.  Também é conhecido como o raposa-asiática-dos-montes; outros nomes conhecidos conhecidos incluem o cão-selvagem-hindu, o cão-vermelho, o cão-asiático, e o Caçador-de-assobio (devido ao som de assobio que ele pode fazer).


Dentro da família, o cão-selvagem-asiático é colocada em um gênero próprio que tem origem pós Pleistocênica. O cão-selvagem-asiático foi umas espécies distintas durante vários mil anos. "Cuon" quer dizer cachorro em grego, e "alpinus" alpino (derivado de montanha) em latim.

O cachorro selvagem asiático vive em florestas (secas, úmidas e tropicais), mas ocasionalmente também são encontrados em estepes abertos e pradarias. Na Rússia, vivem em florestas de altitudes elevadas. No passado, o cachorro selvagem asiático era encontrado em uma vasta extensão do continente asiático. Atualmente pode ser encontrado em uma região que vai desde as montanhas Altai na Manchúria (Nordeste da Ásia) estendendo-se para o Sul através da floresta da Índia, Burma e o Arquipélago Malaio.

Come frutas silvestres, insetos e lagartos. Em bandos, também costumam caçar outros mamíferos, desde roedores até cervos. Entre os mamíferos prediletos estão porcos selvagens, lebres, cabras selvagens, carneiros e, ocasionalmente, macacos.

O cachorro selvagem asiático é considerado por muitos um assassino cruel devido a forma como mata suas presas. Diferente da maioria dos outros canídeos, o cachorro selvagem asiático raramente mata mordendo o pescoço da presa. Os grandes mamíferos são atacados pelas costas enquanto os menores são pegos por qualquer parte do corpo. Os pequenos são mortos por uma rápida pancada na cabeça e os grades são estripados. As presas maiores raramente morrem do ataque, mas sim pelo sangue perdido e pelo choque sofrido enquanto seus intestinos, cabeça, fígado e olhos são devorados.

Os cachorro selvagem asiático competem por comida, não brigando, mas pela rapidez com que podem comer. Um animal adulto pode comer mais de 4 Kg de carne em uma hora. Dois ou três animais podem matar um cervo de 50 Kg em menos de 2 minutos e eles começam a comer o animal antes de estar morto. Caçam principalmente durante o dia. A maioria das caçadas envolve todos os membros adultos do grupo, mas indivíduos solitários também abatem pequenos mamíferos. Normalmente as presas são localizadas pelo cheiro. Se a vegetação alta estiver escondendo sua presa, o cachorro selvagem asiático pode dar saltos no ar ou ficar de pé sobre as patas traseiras na tentativa de avistar a presa. Seu corpo mede em torno de 90 cm, a cauda pode variar de 40 a 45 cm e mede cerca de 50 cm do chão até a altura do ombro. Os animais que vivem na Rússia costumam ser maiores. Tem um peso aproximado de 17 a 21 Kg.

Fonte: Wikipedia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário