quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Toutinegra-de-cabeça-preta

A toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala) é um pássaro muito pequeno do género Sylvia dentro da família sylviidae.sylviidae.


O macho da toutinegra-de-cabeça-preta, à primeira vista, é muito semelhante ao da toutinegra-de-barrete-preto, mas podem distinguir-se dando atenção à área preta da cabeça. Nesta, a área preta estende-se até abaixo do olho, terminado aí numa linha nítida antes da garganta branca. A área preta desvanece gradualmente para trás, enquanto na toutinegra-de-barrete-preto, o barrete fica acima dos olhos, terminando todo ele numa linha nítida. O dorso e asas é cinzento, garganta e abdómen branco ou cinza muito claro. A cauda é muito escura, quase negra, raiada de cinza, notando-se as duas rectrizes externas brancas.


A fêmea apresenta uma plumagem de cor mais neutra e descolorida em relação ao macho. A cabeça cinza clara distingue-se ligeiramente do dorso e asas cinza acastanhado, não dando a impressão de ter um capuz como o macho. A garganta e abdómen são brancos. As rectrizes exteriores da cauda são acinzentadas mais claras, quase brancas.


Os juvenis e imaturos têm a plumagem em geral mais apagada que os adultos, mas os machos apresentam a cabeça mais escura, mesmo mais que as fêmeas adultas.


Esta toutinegra tem as patas castanhas rosadas. A íris dos olhos é castanha e tem um anel orbital vermelho ou rosa salmão nos adultos e de um tom rosado nos jovens. Tem cerca de 13 cm de comprimento.

Habitat

Matagal mediterrânico espesso, com densa vegetação rasteira. Presente em outros tipos de matas, desde que exista vegetação rasteira. Comum também em jardins e em grupos de árvores próximo de vivendas, hortas e mesmo em áreas suburbanas. Deslocam-se entre arbustos baixos mas por vezes também em árvores. Raramente voa grandes distâncias, deslocando-se quase sempre entre os ramos baixos de arbustos em grande actividade.

Distribuição

É essencialmente sedentária, ainda que realize alguns movimentos pós-nupciais ou invernais.
É uma espécie de distribuição circunmediterrânea que ocupa permanentemente o Norte de África, Canárias e todas as penínsulas e grandes ilhas do Mediterrâneo.Nidifica em Portugal, ocupando de forma contínua quase todo o território a sul do rio Douro.


Comportamento

Encontra-se em geral solitária. Desloca-se em curtos voos. A sua voz é áspera porém agradável, intercalando um chilreio com uma melodia variável. Quando alarmada emite um tri-tri-tri-tri rápido e ameaçador, em tom baixo e rouco.

Reprodução

Põe 3 ou 4 ovos com cor variável desde o tom rosado, branco esverdeado ou pardacentos, sempre com manchas de tons diversos. Faz duas posturas por ano, entre Março e Maio, num ninho em forma de taça em mato espesso, junto ao solo. A incubação dura cerca de 14 dias e as crias voam ao fim de 11 dias.


Alimentação

Alimenta-se fundamentalmente de insectos, com predilecção por ortópteros, hemípteros e larvas de lepidópteros, comendo também aranhas, entre outros. Ingere ainda diferentes tipos de frutas, desde figos, uvas, e diversos frutos silvestres, e ainda sementes de gramíneas.



Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário