domingo, 11 de novembro de 2012


Sapo-parteiro-bético

O Alytes dickhilleni, conhecido também como sapo-parteiro-bético ou simplesmente sapo-parteiro é um pequeno sapo que na fase adulta chega a 35 mm de comprimento total, da família  Discoglossidae .


É uma espécie natural e nativa da Espanha e possui populações restritas a uma pequena área inferior a 2 000 Km² de extensão no sudoeste da Espanha.

O sapo-parteiro-bético tem temperamento dócil, possui hábitos noturnos e o acasalamento ocorre durante a noite. Raramente o sapo-parteiro-bético é encontrado ao dia. Com seus 4 centímetros (32 milímetros) de comprimento, o sapo-parteiro é praticamente do tamanho de um dedo polegar humano. 


O sapo-parteiro-bético e as outras espécies do seu gênero recebem esse nome porque no acasalamento os machos são os responsaveis pelo cuidado e a postura dos ovos na água. 

A futura ameaça em potencial que poderá afetar o sapo-parteiro-bético é o fungo Chytridiomycota que já afeta outro sapo do mesmo gênero, o Sapo-parteiro-comum que também habita a Espanha.

Esta espécie geralmente é encontrada em populações isoladas em torno de montanhas no sudoeste da Espanha que podem ocorrer em altitudes de até 2 140 metros acima do nível do mar. Habitam florestas de pinheiros, florestas de carvalho e pastagens rochosas. 

Os adultos são geralmente encontrados em solos erodidos próximo a água ou sob rochas. Os girinos são encontrados em reservatórios de água criado pelo macho do sapo-parteiro. Por causa da devastação do seu habitat, o sapo-parteiro-bético esta ameaçado.

Sua alimentação é composta principalmente de insetos como besouros, grilos e moscas. Também se alimenta de lagartas, centopéias e miriápodes. Os girinos se alimentam de matéria vegetal. Os sapo-parteiro-bético tem pequenos dentes córneos com o qual mastigam o alimento. Sapos recém-nascidos podem ser presas dos sapos-parteiros-béticos.


A parte traseira do sapo-parteiro é coberta com pequenas verrugas que expelem veneno quando o sapo é manipulado ou atacado. O veneno é tão poderoso que o sapo-parteiro tem poucos predadores naturais. Esse veneno também ajuda a manter os ovos a salvo de ataques. Os girinos não possuem o veneno, e, portanto, são vítimas de peixes e insetos. 

Seus predadores naturais são mamíferos, como o ouriço, o javali, lontras, doninhas, fuinhas. Também as aves de rapina~ nocturnas como a coruja. Diferentes espécies de insetos aquáticos e larvas de libélulas também se alimentam de girinos. Os principais predadores são as cobras de água, como a Natrix maura e a Natrix natrix.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário