sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Lagartixa-do-mato

A lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus) é um réptil escamado da família dos  lacertídeos. É encontrada em Argélia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal e Tunísia. Os seus habitats naturais compreendem florestas temperadas, vegetação rasteira mediterrânica, praias arenosas, terra arável, pastos, plantações e jardins rurais. É ameaçada por perda de habitat. (1)


O corpo da lagartixa-do-mato pode atingir um comprimento de 9 cm e a cauda atinge normalmente mais do dobro do comprimento do corpo, excepto quando regenerada.

lagartixa-do-mato-fêmea


É essencialmente insectívora. A dieta é muito variada, embora tenha preferência por presas terrestres, como escaravelhos, gafanhotos, aranhas, formigas e pseudo-escorpiões. Esporadicamente também consome elementos vegetais (sementes e frutos) e pequenas lagartixas, que poderão ou não ser da própria espécie.


Entre os inimigos naturais incluem-se mamíferos (raposas, genetas e lontras), aves de rapina, garças, cegonhas, estorninhos e vários répteis como o sardão, o camaleão, a víbora-cornuda e várias cobras.


A época de reprodução começa na Primavera e estende-se até à primeira metade do Verão. O desenvolvimento dos ovos no interior das fêmeas pode durar entre 14 e 26 dias. O período de postura estende-se normalmente de Maio a Julho e pode incluir 2 ou 3 posturas diferentes. Estas são constituídas por 2 a 11 ovos, que medem cerca de 13 mm de comprimento. A eclosão dá-se entre Agosto e Outubro, após um período de incubação que dura 2 a 3 meses. A lagartixa-do-mato atinge a maturidade sexual durante o primeiro ou segundo ano de vida, dependendo das populações. Em liberdade pode viver até aos 7 anos.


Estes animais são difíceis de observar, uma vez que são muito sensíveis ao movimento, escondendo-se muito rapidamente. Para observar estas lagartixas, como a maioria dos outros répteis, deve dirigir-se para locais com boa insolação, nos habitats já descritos, e evitar fazer barulho ou movimentos bruscos. (2)

Fonte: Wikipedia(1)  Naturlink(2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário