quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Pombo-de-nicobar

O pombo-de-nicobar (Caloenas nicobarica) é uma espécie de pombo do gênero Caloenas do qual é o único representante, possuindo apenas duas subespécies:

Caloenas nicobarica nicobarica (Linnaeus, 1758)
Caloenas nicobarica pelewensis (Finsch, 1875)

Medindo 41 cm e pesando cerca de 600 gramas tem como característica marcante longas penas na região do pescoço, cauda curta, longas e fortes asas, bico robusto que possui uma carnuda cera na base, plumagem azul-metálico-escuro e asas azul-esverdeado. Fêmeas são ligeiramente menores que os machos. Animais jovens tem cauda de cor escura, geralmente preta.


Encontrado principalmente nas Ilhas Nicobar, Ilhas Palau, Ilhas da Sonda, Filipinas, Ilhas Molucas, Nova Guiné, Arquipélago de Bismarck e Ilhas Salomão.

Alimentação

Sementes, frutas, caracóis e outros invertebrados.

Durante o anoitecer e amanhecer são muito ativos, tanto em cativeiro quanto selvagens. A noite instalan-se em árvores e durante o dia vasculham a área em volta. Muitos viajam longas distâncias entre as ilhas em busca de boa comida.


Seu voo é rápido com batidas de asas regulares e ocasionais batida de som cortantes, caracteristicas dos pombos em geral. Os grupos tendem a voar em colunas de um único indivíduo e não em grupos esparsos como outros pombos fazem. A cauda branca serve como um sinalizador para quando cruzam aguas no anoitecer ou amanhecer ajuda os inexperientes, que poderiam se perder do grupo.


Esta espécie faz seus ninhos nas árvores de densas florestas com folhagens coletadas no próprio terreno onde botam seu ovo elíptico de cor levemente azulada. A fêmea bota um único ovo que é chocado por cerca de 30 dias e os filhotes permanecem no ninho por três meses.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário