quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Tigre-da-indochina

O tigre da Indochina (panthera tigris corbetti) é uma das 6 subespécies de tigre ainda existentes hoje em dia. Seu nome científico foi batizado em homenagem ao caçador britânico do começo do século XX Jim Corbett. 

O tigre da Indochina se distribui pelo Sudeste Asiático, mais precisamente sudeste da China, Tailândia, Laos, Camboja, leste de Mianmar, Vietnã e norte da Malásia. Em algumas áreas de sua distribuição original está extinto, como por exemplo a região leste do Vietnã.


Se estima que o atual número de tigres da subespécie indochinesa varie entre 1200 a 1800 exemplares na natureza, sendo a subespécie mais numerosa depois do tigre de Bengala. 

Os tigres da Indochina sofrem basicamente dos mesmos problemas que as outras subespécies de tigre:

A destruição de seu habitat original para dar lugar a fazendas, cidades, indústrias, represas e pastagens para gado, o que ocasiona o isolamento das populações, dificultando assim a reprodução e contribuíndo para a ocorrência de cruzamentos consanguíneos, os quais prejudicam geneticamente a espécie;

A caça ilegal, seja para extrair seus órgãos e ossos para abastecer a medicina chinesa, por sua pele, por esporte ou em retaliação aos ataques contra o gado dos fazendeiros;


Além disso ao longo do século XX enfrentou as várias guerras nas quais a região passou, dentre elas a Segunda Guerra Mundial, as guerras de independência e a Guerra do Vietnã.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário