domingo, 25 de novembro de 2012


Girafa-masai 

A girafa-masai (Giraffa camelopardalis tippelskirchi) é a maior subespécie de girafa, e o mamífero mais alto da terra. Pode ser encontrada no Quênia e Tanzânia.


As girafas-masai têm manchas irregulares em seus corpos. Elas têm uma pequena franja de pêlos em sua cauda. A fêmea tem pêlos grossos na cabeça, mas machos são calvos. Girafas só tem dois chifres de verdade, mas os nódulos ósseos do crânio do macho superficialmente proporcionam o aparecimento de 5 'chifres'. Os chifres são ossos, coberto com uma fina camada de pele. O macho dominante tendem a ser de cor mais escura do que os dos outros membros de seu rebanho.


Os machos adultos geralmente atingem cerca de 6 m de altura, embora tenham sido registrados pelo atingindo alturas de até cerca de 6,5 m e as fêmeas tendem a ser um pouco mais baixas, medindo em torno de 5 m de altura. Suas pernas e pescoço são ambas de aproximadamente 2 m de comprimento, e seu coração tem uma massa de cerca de 12 kg (25 lb).


Não existe uma época de reprodução sazonal para a girafa masai, e as fêmeas podem engravidar a partir dos 4 anos. Elas também dão à luz em pé. Demora 2-6 horas para uma girafa para nascer. Cerca de 50-75% dos filhotes morrem em seus primeiros meses de vida devido à predação. Mesmo que muitos filhotes morram, a mãe vai tentar coicear predadores como as hienas e os leões com os seus afiados cascos. Esta ação pode ferir ou matar um predador rapidamente; um coice é forte o suficiente para esmagar o crânio de um leão ou quebrar sua espinha dorsal.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário