domingo, 11 de novembro de 2012


Urubu-de-cabeça-vermelha

O urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) é uma ave pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo. A espécie vive em quase todo o continente americano, desde o Sul do Canadá ao Cabo Horn, com maior incidência em climas tropicais e sub-tropicais.


A plumagem do adulto é de cor marrom enegrecida. A cabeça é depenada e de cor vermelha nos adultos, e negra nos juvenis. A envergadura de asas chega a atingir 1,70 m. A alimentação destes urubus é feita à base de carniças, vegetais em decomposição, pequenos insetos, larvas e ovos desprotegidos, que detectam com o olfato bastante apurado. São freqüentemente os primeiros urubus a chegar a uma carniça.


A nidificação é feita em cavidades rochosas, cavidades de árvores ou no próprio solo. Procuram sempre lugares distantes da presença humana, com uma característica interessante que sempre voltam a incubar seus ovos no mesmo local. Põem de 1 a 3 ovos durante o ano sendo a maioria das vezes 2 ovos, e raramente 1 ou 3. O período de incubação dura em torno de 30 a 41 dias. Quando nascem os filhotes, são alimentados de alimento regurgitado pelos pais.


No Brasil é proibido por lei matar algum urubu ou criá-lo em cativeiro sem o consentimento do IBAMA .


Existem quatro subespécies de urubu-de-cabeça-vermelha:

1- C. aura aura / 2- C. aura septentrionalis / 3- C. aura ruficollis / 4- C. aura jota


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário