quarta-feira, 4 de setembro de 2013


Antidesma 
(Antidesma bunius)

Os frutos são pequenos, vermelho-escuros ou amarelo-pálidos, arredondados ou ovóides. A planta pode chegar até a 30 m de altura, mas usualmente é menor, com muitos ramos e copa densa, folhas simples, inteiras, com cerca de 10 cm, verdes. 


As flores são masculinas ou femininas, ocorrem em plantas diferentes e em racemos. As flores femininas são maiores, a princípio verde-claras e depois rosadas.

Distribuída da Índia ao Ceilão, até o norte da Austrália. Adapta-se a vários tipos de solos e altitudes até de mil metros. 

Há outras espécies de Antidesma, A. laciniatum, A madagascariense, A. membranaceum, A. venosum, todas nativas na África e têm polpa comestível. 

Na Índia, há duas outras espécies de Antidesma, A. acuminatum e A. menasu, ambas com frutos comestíveis e que recebem o nome de paniheloch ou kumbyang. 

O fruto pode ser utilizado em saladas com outros frutos, ou para preparar um molho chamado rujak. A casca tem valor medicinal, pelos alcalóides que contém, e as folhas novas podem ser usadas para preparo de lalab (salada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário