quarta-feira, 4 de setembro de 2013


Litchi chinensis

São árvores frutíferas, cujas frutas são conhecidas como lichias ou uruvaias (é conhecido popularmente como "morango do nordeste"). É encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México.


A árvore é de tamanho médio, atingindo 15-20 metros de altura, com folhas alternadas, cada folha 15-25 centímetros de comprimento

As novas folhas jovens são um vermelho brilhante de cobre, em primeiro lugar, antes de se tornar verde como expandir a sua plena dimensão. As flores são pequenas, verde-branco-amarelado ou branco.

Os frutos, semelhantes a um morango, produzem em cachos e diferentes desses possuem uma a casca rugosa e de cor vermelha fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de pitomba e não é aderente ao caroço. 

Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa. Contém alto índice de vitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio.

O primeiro local de cultivo no Brasil foi a Fazenda São José, em Avaí, no interior do estado de São Paulo, por Bodo Niewerth. Alemão, veio ao Brasil em 1944 com o intuito de fugir da Segunda Guerra Mundial. 

Foi a pioneira em plantação da lichia comercial no Brasil. Atualmente, o estado de São Paulo é o maior produtor de lichia do país com cerca de 840 hectares plantados e responsável por 68 por cento da produção nacional.

Pode ser consumida in-natura (fresca), ou em forma de doces, geleias, iorgutes e sorvetes. A lichia é ainda utilizada na fabricação de cosmeticos pois o fruto possui propriedades antioxidantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário