quarta-feira, 4 de setembro de 2013


Urucum (Colorau)

Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro, arvoreta nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. 


Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames. Seus frutos (Urucum) são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.

O urucu é utilizado tradicionalmente pelos índios brasileiros (juntamente com o jenipapo, de coloração preta) e peruanos, como fonte de matéria prima para tinturas vermelhas, usadas para os mais diversos fins, entre eles, protetor da pele contra o sol e contra picadas de insetos; há também o simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo. 

No Brasil, a tintura de urucu em pó é conhecida como colorau e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos. Esta espécie vegetal ainda é cultivada por suas belas flores e frutos atrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário