domingo, 2 de dezembro de 2012


Cardeal-tecelão-amarelo

O cardeal-tecelão-amarelo, arcebispo ou bispo-de-coroa-amarela (Euplectes afer) é uma espécie de ave da família Passeridae.


Pode ser encontrada nos seguintes países: Angola, Benin, Botswana, Burkina Faso, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República do Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Etiópia, Gabão, Gambia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Jamai
ca, Japão, Quénia, Lesoto, Libéria, Mali, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Portugal, Porto Rico, Senegal, Serra Leoa, África do Sul, Sudão, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.


Em Portugal foi introduzido como ave de gaiola e actualmente estabeleceu populações selvagens nalgumas regiões.

Os machos tem uma plumagem muito vistosa. O tom dominante é o amarelo, que abrange a maior parte da cabeça, do dorso e da cauda.


As partes inferiores são pretas, contrastando fortemente com o tom amarelo. As fêmeas são mais acastanhadas e com um ar “apardalado”, destacando-se a lista supraciliar creme, fazendo lembrar um pardal-francês, espécie com a qual este pequeno tecelão é muitas vezes confundido.Fora da época de nidificação, os machos perdem a plumagem vistosa e assemelham-se às fêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário