domingo, 2 de dezembro de 2012


Doninha-anã

A doninha-anã (Mustela nivalis) é uma espécie de doninha, um pequeno mamífero carnívoro da família dos mustelídeos.


Com menos de 23 centímetros de comprimento, trata-se do menor mamífero carnívoro vivo. Isso não significa que ela seja o menor mamífero que se alimenta de carne (título que pertence ao musaranho, apesar de sua dieta constirtuir-se de insetos, e não carne de vertebrados, como no caso da doninha) apenas que é o menor membro vivo da ordem Carnivora, que inclui mamíferos como o cão, o urso, a foca, o quati, a hiena, o gato e o mangusto.

Aparência e Hábitos

De pequeno porte, patas curtas e corpo alongado e ágil, próprio para penetrar na toca de roedores, a doninha anã é muito semelhante à suas primas como a doninha das montanhas, o arminho e o furão, todos do gênero Mustela.

O corpo da doninha, como já estabelecido, é próprio para caçar presas pequenas. Seu cardápio constitui-se de roedores, coelhos e outros pequenos mamíferos. São animais solitários e agressivos contra os membros de sua própria espécie.

Em locais de clima mais frio, a doninha, assim como seu parente o arminho, troca sua pelágem e fica inteiramente branca[1] durante o inverno a fim de se camuflar na neve. Na primavera, a pelágem normal reaparece.


Distribuição geográfica

Este animal pode ser encontrado na Europa, Ásia e América do Norte, geralmente em áreas mais ao norte, mas já foi encontrada também mais ao sul, chegando até o sul da Europa e norte da África.

Foi acidentalmente introduzida pelo homem na Austrália e na Nova Zelândia.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário