quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Pintada-vulturina
(Acryllium vulturinum) 

A pintada-vulturina (Acryllium vulturinum) é uma ave proveniente da África. Pertence ao mesmo grupo da galinha-d'angola, a família Numididae, e alimenta-se de ervas, folhas, brotos e insetos.


Características

A pintada-vulturina possui a cabeça e pescoço nus, como um abutre e, também um colar de penas no pescoço, penas azuis e o resto do corpo é preto e branco com pintas e riscas. 

Não existe praticamente dimorfismo sexual, sendo apenas o macho um pouco maior do que a fêmea. Os jovens são semelhantes mas com as cores menos vivas e brilhantes. 

Também é conhecida por pintada-abutre, fraca-vulturina ou cabeça-de-abutre.

Comportamento

Vivem em grupo, podendo formar bandos de 20 a 50 aves. Muitas vezes são observadas no início e final do dia perto de áreas com água. 

Procuram alimento em conjunto, podendo percorrer 15 a 25 km num dia. A maior parte do tempo deslocam-se no solo, correm depressa mas são boas voadoras, quando necessário. Durante a noite, sobem às árvores para dormir. São aves muito ruidosas.

Reprodução

O ninho é uma pequena depressão no solo. A postura é de 10-12 ovos e o período de incubação é de, aproximadamente, 28 dias. Alcançam a maturidade sexual entre o primeiro e o segundo ano de vida.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário