sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Siri-azul
 (Callinectes sapidus)


O siri-azul, conhecido também como siri-tinga ou simplesmente siri, é um pequeno crustáceo decápodo encontrado nas águas do oeste do Oceano Atlântico, costa do Pacífico da América Central e Golfo do México. Em seu nome científico, calli é grego para "bonito", nectes para "nadador", e sapidus é latim para "saboroso". O Dr. Mary Rathbun descreveu primeiramente o siri-azul em 1896.


O siri-azul é um dos maiores siris do litoral brasileiro: chega a ter mais de 15 cm de envergadura. Vive nas praias lodosas, tanto rasas como profundas, e pode subir pelos riachos que desembocam no mar, sendo abundante sua ocorrência em água salobra.

A fêmea é menor do que o macho e, na época da eclosão dos ovos, retorna ao mar, para que as larvas se desenvolvam. O último par de patas locomotoras é modificado, funcionando como remos; a quela pode pinçar com muita rapidez, causando pequenos ferimentos. A fêmea apresenta abdômen largo e arredondado, cujos apêndices são usados para carregar os ovos quando está ovígera.

Os predadores naturais do siri-azul incluem enguias, trutas e alguns tubarões. O siri-azul é onívoro e se alimenta tipicamente de bivalves, anelídeos, peixes e quase tudo que puder encontrar, incluindo carniças e outros siris-azuis.

Os siris-azuis podem ser capazes de controlar as populações do invasor caranguejo-verde, Carcinus maenas.

A Baía de Chesapeake, que banha os estados de Maryland e Virginia, nos Estados Unidos, é famosa por seus siris-azuis, e eles são um dos artigos econômicos mais importantes da região. Devido ao seu valor comercial e ambiental, os siris-azuis são objetos de planos de manejo em grande parte da sua área de distribuição.

Fonte: Terra Selvagem / Wikipedia / CBPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário