quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Tesoura-do-brejo 
(Gubernetes yetapa) 

Também conhecida como galito (Rio Grande do Sul), tesoura, tesoura-do-campo, tesourão-do-brejo e tesourinha-do-brejo, a tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.


Como o próprio nome diz, sua característica mais marcante é a longa cauda bifurcada lembrando uma tesoura. É uma espécie migratória, quase sempre vista próxima a locais alagados.

Características

Alcança em média 42 centímetros, incluindo a cauda longa e bifurcada. Apresenta ainda o lado superior cinzento, asa e cauda negra, asa com grande espelho ferrugíneo; garganta branca e contornada de uma faixa castanha; a fêmea é de cauda mais curta e mede cerca de 35 centímetros de comprimento. 


Existe um canto de madrugada. O macho abana ritmicamente a cauda, levanta as asas exibindo a faixa avermelhada clara, em frente à fêmea.

Alimentação

Caça sobrevoando o banhado a baixa altura, capturando principalmente, insetos.Hábitos

É geralmente encontrada solitária ou em casais, quase sempre próxima a locais alagados. Passa a maior parte do tempo empoleirada em taboas, pequenas árvores, mourões de cerca ou postes de iluminação.

Sabe-se que esta espécie realiza migrações sazonais, mas as trajetórias destes deslocamentos ainda não foram estudadas detalhadamente.

Distribuição Geográfica

Ocorre da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.

Ver mais: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário