quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Beija-flor-de-fronte-violeta
 (Thalurania glaucopis)

O beija-flor-de-fronte-violeta é uma ave apodiforme da família Trochilidae.

Conhecido também como tesoura-de-fronte-violeta.


Características

Mede aproximadamente 11,1 centímetros. Verde brilhante de boné azul-violeta, tufos do crisso brancos, retrizes azul-aço, bico negro. A fêmea apresenta as partes inferiores brancas sujas, retrizes laterais com pontas brancas, testa e lado inferior às vezes lavados de canela.
Sua manifestações sonora, se dá pelo canto: “tirip-trip-trip-ti-tri…”.

Alimentação

Com um bico de 1,8 centímetros e uma língua que quando esticada alcança 4 centímetros, alimenta-se de néctar. Ás vezes fura o tufo de flôr do lado de fora, atacando diretamente o seu precioso líquido.

Reprodução

Durante as cerimônias nupciais o macho executa ao redor da fêmea, pousada, vôos semicirculares enquanto exibe o vértice e peito iridescentes.

Hábitos

Habita florestas altas, capoeiras e jardins.
Durante as horas da sua maior atividade é muito agressivo. Toma banho na chuva. Tem necessidade de tanta limpeza devido, ao constante contato com o líquido viscoso das flores. Gosta de tomar banho de sol e se espreguiça após o descanso. 


Dorme de bico para a frente, a cabeça um pouco levantada, posição semelhante a que assume durante a chuva e quando canta. Coloca freqüentemente as asas por baixo da cauda. Pousa abertamente num galho fino para dormir.

Distribuição Geográfica

Presente da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, para oeste até o Mato Grosso. Encontrado também no Uruguai, Paraguai e Argentina.

Fonte: Wikiaves / Foto: Cristian Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário