quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Pernilongo-de-costas-negras
(Himantopus mexicanus)

O pernilongo-de-costas-negras é uma ave charadriiforme da família Recurvirostridae. Também conhecido como perna-de-pau e maçaricão. 



Características

Mede 38cm de comprimento. Os adultos têm longas pernas rosa, um bico comprido e preto e uma extensa faixa branca que se estende na parte inferior do abdome, pescoço e parte da cabeça, que tem sua parte superior preta, assim como a nuca e costas. 

As pernas medem, sozinhas, cerca de 16 cm e, quando ave voa estas ficam dispostas longitudinalmente em relação ao corpo. Possui hábitos e comportamentos semelhantes aos do pernilongo-de-costas-brancas (Himantopus melanurus), dos quais difere pelas costas negras.

Hábitos

Esta espécie frequenta mangues, lagos, estuários, regiões lacustres, pantanosas e alagadiças.

Distribuição Geográfica

É uma ave nativa abundante na América, nos pântanos e na costa, numa área que vai da Califórnia, Golfo do México ao leste, na Flórida e dali até ao sul do Peru, Região Norte e Nordeste do Brasil e Ilhas Galápagos. 

As aves do norte são migratórias, viajando no inverno para as regiões sul dos Estados Unidos da América e do México, raramente indo até a Costa Rica.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário