domingo, 1 de setembro de 2013


Coruja-das-neves
 (Bubo scandiaca)

A coruja-das-neves é uma grande espécie de coruja da família Strigidae. Na América do Norte é conhecida também como coruja-do-ártico, coruja-branca-grande e coruja-das-neves-islandesa.


Essa ave branca de bico preto é facilmente reconhecida. Ela tem entre 52-71 cm de comprimento, com 1,25-1,50 m de envergadura, podendo pesar entre 1,6 a 3 kg. É uma das maiores espécies de coruja e, na América do Norte, é uma das espécies mais pesadas.

A coruja-das-neves normalmente é encontrada na região circumpolar norte, onde costuma viver no verão. No entanto, é uma ave nômade, migrando para outras regiões quando há escassez de suas presas.

A coruja-das-neves pode viver 10 anos ou mais na natureza ou pelo menos 28 anos em cativeiro.

A coruja-das-neves habita a tundra aberta, das proximidades da linha das árvores até a borda dos mares polares, assim como campos costeiros, planícies de sal e pradarias de água doce. No inverno, essa espécie também ocorre em pântanos, dunas, campos, margens de lagos e praias, e às vezes em áreas habitadas.

A coruja-das-neves tem uma distribuição circumpolar em torno do círculo Ártico, incluindo Canadá e Alasca, Escandinávia, Groenlândia, Islândia e Rússia, e, ocasionalmente no norte da Grã-Bretanha (Ilhas Shetland). Embora alguns espécimes permaneçam na área de reprodução durante todo o ano se as condições são boas, outros invernam mais para o sul, nos Estados Unidos, região norte e central da Europa, Rússia, China e Japão.

Fonte: Wikipedia / Arkive

Nenhum comentário:

Postar um comentário