quarta-feira, 4 de setembro de 2013


kiwi 
(Actinidia deliciosa)

kiwi (Actinidia deliciosa), é uma fruta originária do Sul da China, da Família: Actinidiaceae.

O centro de origem de kiwi está nas regiões montanhosas do Sudeste da China, entre os paralelos 25 a 30º. No Brasil, o kiwi foi introduzido no município de Campos do Jordão, São Paulo, ano de 1970, porém a cultura alcançou maior expansão nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Natural da China o kiwi (o nome homenageia um pássaro australiano, sem asas, cuja cor é ferruginosa como a casca da fruta) entrou no Brasil em 1970.

A planta é conduzida em suportes por apresentar caules longos e trepador, embora não apresente gavinhas como nas videiras. 

Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais são os maiores produtores, mas o país importa grande parte das suas necessidades do Chile. 

A produtividade em algumas propriedades de Santa Catarina chega a 25 toneladas por hectare. 

Os maiores produtores mundiais são: Itália, China, Nova Zelândia, Chile, Irã, França e Grécia.
Utilidade: a principal forma de consumo é ao natural, na forma de fruta fresca ou sucos naturais e industrializadas na forma de conserva enlatada, polpa seca (passa), sorvetes, geléias, vinagre, vinho e aguardente. O fruto e as folhas apresentam propriedades medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário